ESCOLA CRISTÃ APRENDER E VIVER

Educação Infantil e Ensino Fundamental

QUEM SOMOS

                                                                                A Escola Cristã Aprender e Viver foi fundada para prestar serviços educacionais as famílias que querem instruir as crianças num ensino e ambiente fundamentados

                                                                               na confissão de fé cristã, oferecendo uma educação de qualidade, e se propõe a apoiá-las na missão de educar seguindo um princípio básico da educação cristã.

                                                                              “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e até quando adulta não se desviará dele” Provérbios22:61

 

 

NOSSA MISSÃO É EDUCAR
PARA FORMAR PESSOAS:

                                                                           Nossa missão é educar o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã.

                                                                           A Escola Cristã Aprender e Viver foi fundada para prestar serviços educacionais a famílias que querem instruir as crianças num ensino e ambiente fundamentados

                                                                          na confissão de fé cristã, oferecendo uma educação de qualidade, e se propõe a apoiá-las na missão de educar seguindo um princípio básico da educação cristã:

                                                                          “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e até quando adulta não se desviará dele” Provérbios 22:65

 

                                                    Currículo bíblico

 
 

Currículo bíblico - Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Consideramos seriamente a participação da escola no trabalho com os pais para uma formação integral da criança.


Na década de 1970, Loren Cunningham e outros líderes de Jovens Com Uma Missão sentiram que Deus os estava encorajando a ver um currículo bíblico desenvolvido para todas as idades como uma chave para impactar as nações. Em 1977, um grupo internacional de educadores reuniu-se em Kona, no Havaí, para buscar a direção de Deus. Desta e de outras reuniões curriculares, o conceito de quem Deus é foi a base para elaborar o Currículo Bíblico Cristão. Quando estudamos ciências percebemos a criação nos leva a descobrir o criador (a criação declara a glória de Deus). Quando estudamos história estamos aprendendo sobre a interação ou falta de interação do homem com Deus e as suas consequências. O estudo de Deus tornou-se a base do desenvolvimento curricular. Vários seminários foram realizados e escolas modelo foram desenvolvidas em muitos países. A partir desta temporada, um Currículo da Primeira Infância foi compilado e publicado em inglês em 1996. Desde então, as traduções foram concluídas em alemão, mandarim e coreano.

Esta série curricular oferece ferramentas aos professores, para passarem adiante os costumes e o caráter de Deus para a geração que hoje se levanta. Baseia-se na crença de que as crianças podem conhecer a Deus nos seus primeiros anos de vida, e de que a Bíblia é aplicável a todo aspecto da existência. Afirma que o Deus Vivo não pode ser relegado a um canto da sala ou a uma fração de tempo num dia corrido, mas deve permear a sala de aula, ser refletido nos professores, e acolhido no processo de aprendizado da criança.

A ferramenta em suas mãos é tão eficaz quanto o trabalhador, permite que Deus lhe revele o Seu caráter de maneiras novas, a fim de que possamos passar com habilidade Seus costumes às crianças.

Conhecendo a Deus nosso Pai
Conhecendo Jesus, Deus Conosco
Conhecendo Jesus, Através do Espírito Santo
Ao todo são quarenta e duas unidades de ensino, estabelecendo Deus como nosso amado Pai Celeste, apresentando a vida e o ministério de Jesus, e ressaltando o tempo dos primeiros cristãos. Treinando Em Justiça, Um Manual de Disciplina Bíblica – Um livro para ser usado em classe, o qual aponta às crianças o comportamento segundo Deus; “Escondi tua palavra no meu coração” – A Escritura em canções para a garotada - volume 1, 2, e 3 -  quarenta e duas passagens postas em músicas alegres e de fácil aprendizagem.

As unidades incluem quatro tópicos:

Uma história da BÍBLIA para ilustrar o princípio.

Tema Bíblico – versículos pertinentes aos tópicos Bíblia, Oração e Aplicação Prática. BÍBLIA – estas lições ensinam o que Deus fala em Sua Palavra, a Bíblia. Devem ser curtas, simples, e apropriadas ao nível infantil, refletindo o princípio bíblico da unidade. As crianças amam repetições; após a quinta vez que a história é contada, uma criança poderá contá-la para você!

LIÇÕES SOBRE ORAÇÃO, para alimentar o relacionamento das crianças com Deus. Estas lições introduzem uma oração para as crianças e provê uma oportunidade para elas crescerem na comunicação com Deus nosso Pai. Pede-se ao professor que faça a oração de maneira natural, ressaltando a alegria de se falar com e escutar a Deus. Inclui: aprendendo a escutar a Deus; orando uns pelos outros; e participando em oração pelos povos do mundo.

APLICAÇÃO PRÁTICA do princípio bíblico, próprio para as criancinhas. Estas lições proporcionam uma aplicação concreta do princípio bíblico da unidade. Métodos usados: teatro, demonstração do comportamento adequado, oportunidades de praticar o comportamento desejado, testemunhos e histórias da vida real, debates e jogos.

TEMAS DA CRIAÇÃO, para ser explorado e investigado. Para seu divertimento, em cada unidade, foram afixadas histórias e citações de professores ao redor do mundo, os quais escutaram crianças e registraram suas novas perspectivas do mundo. Estas lições exploram um aspecto particular da criação de Deus. As crianças têm, então, a oportunidade de descobrir novas coisas a respeito do mundo que Deus criou.

 ENSINO INFANTIL 

A Educação Infantil é um segmento da escola extremamente importante. A Escola Cristã Aprender e Viver considera essa faixa etária uma etapa preciosa na vida das crianças e tratou de planejar um programa com muito cuidado para o desenvolvimento integral desses pequeninos. Os estímulos que recebem nos primeiros anos de vida definem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Uma tarefa que a nossa escola se propõe a tratar com muita seriedade, com muito carinho e cuidado. São joias raras que os pais entregam à escola. Temos de Jesus as palavras, deixai vir a mim os pequeninos, porque dos tais é o reino de Deus. Assim, a Escola Cristã Aprender e Viver recebe suas crianças.

Nessa etapa, a criança deve ser levada a dar os primeiros passos na formação da cosmovisão cristã de mundo, adaptada à sua etapa de desenvolvimento, com fundamento no princípio bíblico já citado anteriormente de que a criança, ensinada no caminho em que deve andar, não se desviará dele durante toda sua vida até a velhice.

Cabe salientar que todas as ações pedagógicas dessa etapa são norteadas pelos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, previstos na Base Nacional Comum Curricular:

I Conviver: com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

II Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

III Participar: ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

IV Explorar: movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

V Expressar: como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

VI Conhecer-se: e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

 ENSINO FUNDAMENTAL I

Ao longo do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Compreendemos que, nesse momento, os alunos já são capazes de se mobilizar para os estudos, assumindo gradualmente uma atitude de maior organização, concentração e responsabilidade coletiva e pessoal. Ao mesmo tempo, têm na brincadeira, os elementos essenciais para se desenvolverem de modo integral e integrado, em seus aspectos físicos, sociais, emocionais, culturais e cognitivos.

Respeitando essas necessidades e características da faixa etária, equilibramos o cotidiano escolar, de modo que as crianças tenham tempo e espaço para aprender, para brincar e para estudar.

O aprender de si, do outro e do mundo acontece nas interações com outras crianças, em situações organizadas de ensino, mediadas pelos professores. As turmas heterogêneas e a organização dos alunos para o trabalho coletivo e em duplas propiciam a troca de saberes e experiências. Enquanto brincam e compartilham conteúdos e conhecimentos específicos, aprendem a respeitar a diversidade e a lidar com as divergências, em um exercício constante de convivência (BNCC).

As disciplinas estão a serviço dos principais eixos de trabalho (BNCC): a aquisição da leitura, da escrita e da matemática; o aprender a aprender; a compreensão do ambiente natural e social, das tecnologias, da arte e dos valores éticos, humanos e culturais.

 

 ENSINO FUNDAMENTAL II

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia do estudante, oferecendo-lhe condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

 

 

 

Endereço

3649, RUA CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES - CURITIBA 81550000 / PARANA - BRASIL

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

41 987317134

contato@jocumcuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

602ACABE7C4C1
© JOCUM CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.