História

.SEM FRONTEIRAS

Nossa história começa em 1987 com a iniciativa de um grupo de pessoas engajadas em começar um trabalho de JOCUM na capital do Paraná. Após alguns anos de trabalho e muitas orações iniciamos nossa base no centro da cidade, onde aconteceram as primeiras escolas e pudemos ver o inicio da realização de nosso sonho em Deus. Havíamos recebido uma palavra de Deus de que Curitiba era um “gigante adormecido”.

Há quase 30 anos estamos olhando o mundo como o nosso campo missionário, a partir da capital paranaense, atuando em mais de 15 nações de maneira sistemática, além de ter enviado equipes para várias outras. Da mesma forma, atuamos em diversos pontos da cidade e do nosso estado, na comunidade ao redor da base e onde mais Deus nos enviar.

Na JOCUM Curitiba, somos apaixonados pelo treinamento e como ela afeta os indivíduos e as comunidades mais amplas em que vivemos. As pessoas podem ser equipados aqui para ganhar habilidades valiosas e experiência antes de ir para o campo para implementar a sua formação.

Estamos focado em ajudar as pessoas a trabalhar a sua vocação no Reino de Deus. Você terá a oportunidade de servir a nossa comunidade em muitas áreas, utilizando as dons já existentes em você ou aprendendo outros novos!

História

JOVENS COM UMA MISSÃO

PROPÓSITO, CRENÇAS E VALORES FUNDAMENTAIS

DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO, CRENÇAS E VALORES FUNDAMENTAIS DE JOVENS COM UMA MISSÃO

(Atualizada em Maio de 2020)

             Este documento apresenta o propósito sincero, as crenças principais,os valores e práticas fundamentais da Jocum, compilados em resposta às diretrizes específicas dadas por Deus desde o início da Jocum em 1960. Elas foram registradas aqui além de transmitirmos às próximas gerações aquilo que Deus tem enfatizado para nós. Este propósito compartilhado, bem como nossas crenças e valores foram os princípios norteadores para o passado e também para o crescimento futuro da nossa Missão. Alguns são conhecidos por todos os cristãos; outros são específicos de Jovens Com Uma Missão. A combinação deste propósito, crenças, valores e práticas compõe as características singulares da família Jocum – nosso “DNA”. Elas são as diretrizes que guardamos com muito respeito, pois nos ajudam a determinar quem somos, como vivemos e como tomamos decisões. Um jocumeiro é alguém que concluiu a Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) da Jocum, e que aceita com alegria a nossa Declaração de Propósito, Crenças e Valores Fundamentais, Palavras de Legado e Pactos.

 

           Desde a fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), em 1960, por Loren e Darlene Cunningham, temos visto milhares de pessoas ao redor do mundo envolverem-se no cumprimento da ordem de Jesus:

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Jovens Com Uma Missão é uma Missão internacional e interdenominacional, empenhada na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária.

          No Brasil, iniciamos nossas atividades em 1975 através do casal Jim e Pamela Stier, em Contagem-MG. Hoje temos 60 Escritórios e Centros de Treinamento Missionário espalhados por todas as regiões do Brasil.

      JOCUM reúne pessoas diferentes para trabalhar nas mais diferentes atividades evangelísticas. Entre os nossos missionários, podem ser encontrados jovens, famílias, aposentados, universitários recém-formados e pós-graduados, pessoas vindas de mais de 100 países e denominações evangélicas diferentes, novos crentes, pastores e líderes de igrejas com muitos anos de experiência. Todos envolvidos nestes objetivos:

– Apresentar Jesus Cristo à esta geração e a possibilidade real de relacionamento com Ele, mobilizando o maior número possível de pessoas para ajudar nesta tarefa;

– Treinar e equipar cristãos para o cumprimento da grande Comissão.

       Anualmente mais de 30.000 pessoas participam dos nossos programas de curto prazo e Escolas de Treinamento. Graças a Deus, nossas equipes móveis já visitaram e testemunharam em todos os países do mundo.

       Jovens Com Uma Missão conta hoje com 18.000 missionários, destes 1.300 brasileiros, trabalhando integralmente em mais de 1.100 centros de atividades missionárias, em 180 dos 238 países do Mundo.

       Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados para amar, adorar e obedecer ao Senhor Jesus Cristo, para amar e servir seu corpo, a Igreja, e apresentar todo o evangelho, à todo o homem, por todo o mundo.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra de fé e prática pela qual devemos nos posicionar.

 

 NOTA HISTÓRICA: 

Este documento inclui a Declaração de Propósito da Jocum e as Crenças e Valores Fundamentais de Jovens
Com Uma Missão. 

 

                A Declaração de Propósito da Jocum foi escrita no início dos anos 60. Intencionalmente, nunca redigimos uma “Declaração de Fé”
porque somos um “movimento internacional de cristãos de muitas denominações” e a ideia era apenas esclarecer por que Deus criou este movimento.
As Crenças e Valores Fundamentais da Jocum surgiram ao longo de várias décadas ouvindo a Deus e uns aos outros. O processo de identificação dos nossos valores foi iniciado por Darlene Cunningham em 1985, no 25º aniversário da Jocum, para que eles fossem transmitidos às gerações futuras. O documento foi então aprovado seis anos depois, em 1991, pelo Conselho Internacional.

                Naquela época, o Conselho Internacional (International Council – IC) era a liderança global reconhecida da missão. Desde então, o
círculo global de liderança sênior funcionou com vários nomes diferentes. Primeiro, como Conselho Internacional. Depois foi chamado de Equipe de Liderança Global (Global Leadership Team – GLT), e posteriormente de Fórum Global de Liderança (Global Leadership Forum – GLF). Em 2014, essa entidade foi dissolvida em Singapura para o estabelecimento de uma estrutura horizontal, substituindo a que estava se tornando cada vez mais hierarquizada. Hoje existem vários grupos de Ancianato Espiritual na missão – muitos deles conhecidos como Equipes de Círculo por Área (Area Circle Teams – ACTs). Um grupo de anciãos foi convocado por Loren e Darlene Cunningham para fazer parte do que conhecemos como o Círculo dos Fundadores (Founders’ Circle – FC).
Ao longo dessas várias décadas, o papel principal da entidade de anciãos espirituais globais (seja o IC, GLT, GLF ou FC) tem sido
confirmar, administrar e proteger os documentos fundamentais da missão. Embora o Círculo de Fundadores não possua a função de supervisão governamental das estruturas de liderança anteriores, ele carrega a responsabilidade de proteger e esclarecer nossos documentos fundamentais.
             A história dos Valores da Jocum, desde que Darlene os apresentou pela primeira vez em 1985, e que o IC os aprovou em 1991,
inclui atualizações do GLT em 2003 e do GLF em 2011 e 2014. O FC confirmou uma atualização em 2017 durante o Workshop da
UofN na Costa Rica, relacionado à inclusão do “Serviço” como uma de nossas respostas às nossas Crenças Fundamentais; foi feita outra atualização em 2018 durante o evento “YWAM Together” na Tailândia, além de esclarecer o Valor nº 15. Na mesma ocasião, esse novo formato foi adotado para apresentar nosso Propósito, Crenças e Valores Fundamentais e as referências bíblicas de apoio como um único documento. O documento acima, aprovado pelo Círculo de Fundadores em maio de 2020, esclarece o texto na Declaração de Propósito e nos Valores: 4, 7, 16 e 17.

            Este documento atualizado, junto com os seis documentos pactuais apresentados abaixo, forma os documentos fundamentais de
Jovens Com Uma Missão:

              A identidade e a missão da Jocum ficam ainda mais claras no documento que conhecemos como as “Quatro Palavras de Legado”,
dadas por Deus a Loren Cunningham ao longo dos anos. Trata-se das quatro principais palavras do Senhor que, através da nossa história, nos guiaram e moldaram nossa herança como missão. Elas incluem:

  1. A Visão Pactual das Ondas, que Loren recebeu em junho de 1956 nas Bahamas, logo depois do seu 21º aniversário.
  2.  O Chamado a Discipular as Nações por meio das Sete Esferas da Sociedade (1975);
  3. A Carta Magna Cristã (1981);
  4. O Compromisso pela Erradicação da Carência Bíblica (1967 & 2014)

     Todas elas estão enraizadas nos primórdios da história da missão e continuamos a crescer em nosso entendimento e aplicação dessas Quatro Palavras de Legado.

Endereço

3649, RUA CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES - CURITIBA 81550000 / PARANA - BRASIL

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

41 987317134

contato@jocumcuritiba.org.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Código do aplicativo

602ACABE7C4C1
© JOCUM CURITIBA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.